O setor de transportes tem buscado alternativas para a diminuir a dependência de combustíveis fósseis. Com isso, é possível observar o desenvolvimento de novas tecnologias ligadas à eletricidade empregadas no desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos.
Da energia consumida pelo setor de transportes, cerca de 85% tem como fonte, derivados de petróleo. Com isso, o setor de transportes foi responsável, no início desta década, por quase metade da emissão de dióxido de carbono (CO2). Dispersando um total de 209,3 milhões de toneladas do gás poluidor na atmosfera das cidades brasileiras.
As tendências de mercado sugerem uma preocupação maior com a sustentabilidade, manutenção e proteção do meio ambiente e o uso de energias renováveis, assim, muitos pesquisadores buscam alternativas com o objetivo de mitigar os impactos ambientais negativos gerados pelos diversos veículos motorizados e pelo consumo desenfreado de combustível fóssil. O veículo elétrico (VE) é uma destas alternativas. Seja puramente elétrico (bateria) ou híbrido (contendo também um motor de combustão interna).
A ELANTAS está presente também na cadeia produtiva desse setor, nos componentes que compões motores elétricos, mas também em todos os itens de som, funcionamento de teto solar, travas elétricas, entre outros processos elétricos do veículo.